Resíduos Eletrônicos

Os resíduos eletrônicos, resíduos computacionais ou lixo eletrônico são os termos mais utilizados para denominar todo e qualquer material eletro eletrônico descartado, velho e estragado.


Descarte Incorreto

Quando descartados de modo incorreto podem gerar sérios riscos ao meio ambiente. Este fator se dá devido ao uso de metais pesados altamente tóxicos na composição destes equipamentos. Dentre estes metais os mais comumente encontrados são o mercúrio, cádmio, berílio e chumbo.

Outro método incorreto e que algumas pessoas costumam fazer é o da queimada dos materiais, liberando toxinas extremamente perigosas no ar.

Destino Correto

Na Colix o resíduo eletrônico é dado a destinação correta. O material recebido é desmontado, descaracterizado, segregado por tipo de material, e após e destinado para fábricas para virar matéria prima para novos produtos.

Outros eletrônicos como as Lâmpadas Fluorescentes são encaminhados para tratamento e descontaminação. As pilhas, baterias, tonners e demais resíduos perigosos são destinados para aterro industrial Classe I.

Pontos de Coletas

Eco pontos

Prefeituras

Empresas

Particulares